quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tampa Red(Nascimento--08/01/1904 morte-19/03/1981)

Tampa Red foi um grande músico que teve grande importância no Blues, com seu marcante estilo bottleneck (slide) influenciou muitos outros bluesmans famosos como Big Bill Broonzy, Elmore James, Robert Nighthawk e Muddy Waters. Marcou o velho blues rural e influenciou fortemente o Blues pós-guerra.Provavelmente no dia 08 de Janeiro de 1904, na cidade de Smithville, no estado da Geórgia, nascia Hudson Woodbridge . Teve uma infância infeliz pois perdeu seus pais ainda quando criança. Depois se mudou para Tampa na Flórida e adotou o sobrenome de Whittaker.Influenciado pelo irmão mais velho, Eddie, começou a tocar violão especialmente inspirado no artista de rua chamado Piccolo Pete que foi quem passou os primeiros acordes de Blues para ele.Na década de 20, quando sua técnica de slide já estava aperfeiçoada, ele se mudou para Chicago,Illinois,. Lá começou sua carreira como músico e adotou o nome artístico de "Tampa Red", Tampa em homenagem ao lugar onde ele cresceu e "Red" por causa de seu cabelo avermelhado. Seu primeiro grande trabalho foi ao lado de Ma Rainey
primeiramente com a música "It's Tight Like That", uma música com bastante humor e letras picantes(raro nas cidades,mas comum nos bares dos subúrbios ), estilo conhecido como Hokum.Mais tarde, gravou com Thomas A. Dorsey, conhecido como Georgia Tom. Juntos eles gravaram cerca de 90 músicas e eram os "The Hokum Boys". Quando se juntavam com Frankie Jaxon tocavam com nome de "Tampa Red's Hokum Jug Band".Em 1928, Tampa foi o primeiro negro a tocar num violão "Ressonator" conhecido como DOBRO, um violão feito de aço, na época era o violão de mais alto nível antes da amplificação da guitarra. Essa oportunidade permitiu que Tampa desenvolvesse sua marca registrada, o Slide. Seu estilo ficou conhecido como percursor da guitarra/violão de Blues e Rock n’ Roll, e fez com que ele fosse considerado como um dos melhores do País, sendo consagrado com vários prêmios como o "The Guitar Wizard" e ganhar o apelido de "O Homem do Violão de Ouro".Sua parceria com Georgia Tom terminou em 1932,após isso continuou tocando com vários artistas famosos como Memphis Minnie, o verdadeiro e bonzinho dos Williamson Sonny Boy" Williamson I(John Lee Curtis Williamson) e muitos outros. Em 1934 assinou com a "Victor Records". Formou o "Chicago Five" um grupo de músicos que formaria o estilo conhecido como "Bluebird", foram os percusores das bandas de Jump Blues ao lado de Louis Jordan, e do Rock n' Roll.
Tampa tinha vários amigos famosos na cena do blues e jazz,mais foi com Big Bill Broonzy e Big Maceo Merriweather. que teve suas melhores amizades.Nessa época já vivia uma fase de grande êxito comercial e financeiro,mas isso nunca o fez esquecer suas raízes. Sua casa se transformou numa espécie de centro comunitário do Blues, fornecendo um espaço informal para ensaios e alojamento para os músicos que vinham do Delta no Mississippi chegando em Chicago. No momento em que o potencial comercial do Blues crescia e a atividade rural no sul diminuía.Nos anos 40 já tocava guitarra elétrica. No ano de 1942 sua música "Let Me Play With Your Poodle" era a quarta colocada na Billboard., e deu o grande impulso para o surgimento do R&B. Sua grande gravação "When Things Go Wrong with You (It Hurts Me Too)", outro hit de R&B, foi regravada por Elmore James. Na década de 50 vários bluesmans como Son House e Skip James regravaram canções de Red,contribuindo bastante ao resgate do blues nessa década.Somente em 1960 Tampa Red se aposentou de sua carreira musical.Ele veio a se tornar Alcoólatra com a morte de sua esposa em 1953. E em 1981, já bem desabilitado veio a falecer.Mas com toda sua contribuição e legado de altíssimo nível, ficou marcado para sempre no grande Hall do blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário