Nascido George Guy (em 30 de julho de 1936 em Lettsworth, Louisiana),Buddy Guy é um guitarrista e cantor norte-americano de blues e rock. Conhecido por servir de inspiração para Jimi Hendrix e outras lendas dos anos 60, Guy é considerado um importante expoente do chamado Chicago blues, tornado famoso por Muddy Waters e Howlin' Wolf.
Tinha cinco irmãos e seus pais se chamavam Sam e Isabel Guy. Cresceu sob os conflitos da segregação racial onde banheiros, restaurantes e assentos de ônibus eram separados para brancos e negros. Com sete anos de idade, Buddy fez a sua primeira “guitarra”, um pedaço de madeira com duas cordas amarradas com os grampos de cabelo de sua mãe. Com ela passava o tempo nas plantações e desenvolvia as suas “técnicas” musicais. Depois ele ganhou a sua primeira guitarra de “verdade”, um violão acústico Harmony que hoje se encontra no Hall da Fama do Rock and Roll, em Cleveland, nos EUA. Em 1955, com 19 anos, Buddy trabalhava na Universidade Estadual da Louisiana. Nunca havia saído do estado quando em 1957, amigo seu que era cozinheiro em Chicago foi visitá-lo e disse que ele precisava ir para Chicago tocar sua guitarra de noite e trabalhar de dia. Guy se interessou pela proposta financeira, pois poderia ganhar em torno de 70 dólares por semana e poderia sair de noite para ver os mestres Howlin’ Wolf, Muddy Waters, e Elmore James”.Em 25 de setembro de 1957, Buddy saiu de Lettsworth e chegou em Chicago,logo tomou um choque pois saiu de um ambiente rural e não estava acustumado com uma metrópole totalmente urbana e gigantesca. Buddy arrumou um emprego e após alguns meses conseguiu uma audiência no 708 Club. Naquela noite chegou ao clube, em um Chevrolet vermelho, nada menos que Muddy Waters. Buddy foi servir sanduíche de salame para ele, que ao ver aquele rapaz magrinho e que visivelmente não se alimentava bem, perguntou a Buddy se ele não estava com fome,pois ele pagaria algo para ele comer. Buddy respondeu que, se ele era Muddy Waters, não estava mais com fome, encontrá-lo o alimentou.Começa ai uma longa amizade. Guy começou a tocar em bares de Chicago e seu estilo foi bem aceito,começando a chamar atenção. Gostava de tocar como B.B. King e atuar no palco como Magic Slim. Resolveu, então, enviar uma fita para a gravadora Chess Records, selo tradicional do blues que contava com artistas como Willie Dixon, Muddy Waters, Howlin’ Wolf,Bo Diddley etc.. . Em 1960 começou a fazer as guitarras das gravações destes grandes mestres da Chess
Tinha cinco irmãos e seus pais se chamavam Sam e Isabel Guy. Cresceu sob os conflitos da segregação racial onde banheiros, restaurantes e assentos de ônibus eram separados para brancos e negros. Com sete anos de idade, Buddy fez a sua primeira “guitarra”, um pedaço de madeira com duas cordas amarradas com os grampos de cabelo de sua mãe. Com ela passava o tempo nas plantações e desenvolvia as suas “técnicas” musicais. Depois ele ganhou a sua primeira guitarra de “verdade”, um violão acústico Harmony que hoje se encontra no Hall da Fama do Rock and Roll, em Cleveland, nos EUA. Em 1955, com 19 anos, Buddy trabalhava na Universidade Estadual da Louisiana. Nunca havia saído do estado quando em 1957, amigo seu que era cozinheiro em Chicago foi visitá-lo e disse que ele precisava ir para Chicago tocar sua guitarra de noite e trabalhar de dia. Guy se interessou pela proposta financeira, pois poderia ganhar em torno de 70 dólares por semana e poderia sair de noite para ver os mestres Howlin’ Wolf, Muddy Waters, e Elmore James”.Em 25 de setembro de 1957, Buddy saiu de Lettsworth e chegou em Chicago,logo tomou um choque pois saiu de um ambiente rural e não estava acustumado com uma metrópole totalmente urbana e gigantesca. Buddy arrumou um emprego e após alguns meses conseguiu uma audiência no 708 Club. Naquela noite chegou ao clube, em um Chevrolet vermelho, nada menos que Muddy Waters. Buddy foi servir sanduíche de salame para ele, que ao ver aquele rapaz magrinho e que visivelmente não se alimentava bem, perguntou a Buddy se ele não estava com fome,pois ele pagaria algo para ele comer. Buddy respondeu que, se ele era Muddy Waters, não estava mais com fome, encontrá-lo o alimentou.Começa ai uma longa amizade. Guy começou a tocar em bares de Chicago e seu estilo foi bem aceito,começando a chamar atenção. Gostava de tocar como B.B. King e atuar no palco como Magic Slim. Resolveu, então, enviar uma fita para a gravadora Chess Records, selo tradicional do blues que contava com artistas como Willie Dixon, Muddy Waters, Howlin’ Wolf,Bo Diddley etc.. . Em 1960 começou a fazer as guitarras das gravações destes grandes mestres da Chess
Ele era sempre o primeiro guitarrista a ser chamado pela gravadora,mas mesmo recebendo essa grande oportunidade de trabalhar com seus ídolos como Muddy,ainda não estava satisfeito.Ele queria mais, queria fazer suas próprias composições.Ele sempre relatou que Muddy foi um pai para ele,o acolhendo e o protegendo,igualmente fez com Chuck Berry e muitos outros.Em 1964,bandas como The kinks e Rolling Stones faziam sucesso.Leonard Chass vendo isso falou para Buddy:'Á 5 anos atrás você me mostrava suas músicas e eu dizia,esse som é muito estranho,uma barulheira,nunca vai fazer sucesso!Agora esse barulho está redendo milhões para essas bandas(kinks,Stones e etc..),estou sentado em uma mina de ouro e não sabia,pode me dar um soco na cara!!
Em 1965 grava ''Hoodoo Man ''e um ano depois ''Chicago The Blues Today! . 1'',os dois com a banda de Junior Wells.Em 1967 gravou ''Left My Blues in San Francisco'', todos pela Chess Records. Em 1968 foi para a Vanguard Records e gravou dois álbuns clássicos: A Man and His Blues e Hold That Plane. A partir desta época seu estilo agressivo e selvagem de tocar, além de seu vocal rasgante, começaram a chamar a atenção de músicos do rock, principalmente os ingleses. Em 1970 Buddy inicia uma parceria com o gaitista Junior Wells e lança o disco Buddy and the Juniors. Em 1972 sai Buddy Guy and Junior Wells Play the Blues, disco produzido por Eric Clapton, Tom Dowd e Ahmet Ertegum. Que pode ser considerado um dos melhores álbuns de Buddy, com clássicos do blues e composições próprias, num som límpido, simples e cru.
Em 1974 Guy se associa ao baixista dos Rolling Stones, Bill Wyman, que produz e toca no álbum ao vivo chamado Drinkin’ TNT ‘n’ Somkin’ Dynamite.
Até quase o final dos anos 80 sua carreira declinou e só voltou a decolar a partir de 1989 quando Buddy abriu o clube “Buddy Guy Legends”, em Chicago, considerado o lugar preferido da maioria dos artistas de blues para se apresentar. Em 1990 – 1991 Guy tocou junto com Eric Clapton no Royal Albert Hall, em Londres, num show somente de guitarristas. Esta participação lhe proporcionou um contrato com a Silvertone Records, onde ele gravou diversos álbuns, mas o primeiro foi Damn Right, I’ve got The Blues, de 1991, que contava com a participação especial de Eric Clapton, Jeff Beck e Mark Knopfler. O disco obteve um sucesso incomum para a cena do blues: ganhou disco de ouro, vendeu 500.000 cópias e também ganhou o Grammy.
Dois anos depois, em 1993, gravou Feels Like Rain e em 1994 Slippin’ in, ganhando o Grammy com os dois discos. O sucesso havia retornado com força. Foi um trabalho de persistência, como disse Buddy: “tinha colocado na minha cabeça que precisava continuar tocando, porque eu sentia que não tinha tido a chance de me expressar com minha guitarra e minha voz. Poucos haviam me ouvido, mas continuei tocando até que a chance veio com ‘Damn right, I’ve got the blues’ e aí estourei! Acho que alguém me ouviu, lá em cima!”
E assim veio em 1996 o disco ao vivo Live: The Real Deal, em 1998 Heavy Love, em 2001, Sweet Tea, onde Buddy retornou ao blues de raiz, em 2003 Blues Singer e por último, em 2005, Bring ‘Em in, onde Guy contou com a participação de Carlos Santana e John Mayer.
Enquanto a música de Buddy Guy é freqüentemente associada ao blues de Chicago, seu estilo é único e inconfundível. Sua música pode variar desde o mais tradicional e profundo blues, à mais criativa, imprevisível e radical agregação entre blues, rock moderno e jazz livre, que se juntam a cada performance ao vivo de maneira inédita.
Alguns fãs de blues e críticos musicais acreditam que a discografia de Guy no período de 1960 a 1967 agrupa a melhor parte de seu trabalho. Algumas das novidades apresentadas por Buddy durante suas primeiras apresentações ao vivo foram capturadas pelos álbuns do "American Folk Blues Festival.
http://www.4shared.com/file/137359026/609ff8dd/Buddy_Guy_-_Damn_Right_Ive_Got_the_Blues.html
http://www.4shared.com/file/139874141/1b31a0ec/Buddy_Guy_-_Hold_That_Plane.html
Em 1974 Guy se associa ao baixista dos Rolling Stones, Bill Wyman, que produz e toca no álbum ao vivo chamado Drinkin’ TNT ‘n’ Somkin’ Dynamite.
Até quase o final dos anos 80 sua carreira declinou e só voltou a decolar a partir de 1989 quando Buddy abriu o clube “Buddy Guy Legends”, em Chicago, considerado o lugar preferido da maioria dos artistas de blues para se apresentar. Em 1990 – 1991 Guy tocou junto com Eric Clapton no Royal Albert Hall, em Londres, num show somente de guitarristas. Esta participação lhe proporcionou um contrato com a Silvertone Records, onde ele gravou diversos álbuns, mas o primeiro foi Damn Right, I’ve got The Blues, de 1991, que contava com a participação especial de Eric Clapton, Jeff Beck e Mark Knopfler. O disco obteve um sucesso incomum para a cena do blues: ganhou disco de ouro, vendeu 500.000 cópias e também ganhou o Grammy.
Dois anos depois, em 1993, gravou Feels Like Rain e em 1994 Slippin’ in, ganhando o Grammy com os dois discos. O sucesso havia retornado com força. Foi um trabalho de persistência, como disse Buddy: “tinha colocado na minha cabeça que precisava continuar tocando, porque eu sentia que não tinha tido a chance de me expressar com minha guitarra e minha voz. Poucos haviam me ouvido, mas continuei tocando até que a chance veio com ‘Damn right, I’ve got the blues’ e aí estourei! Acho que alguém me ouviu, lá em cima!”
E assim veio em 1996 o disco ao vivo Live: The Real Deal, em 1998 Heavy Love, em 2001, Sweet Tea, onde Buddy retornou ao blues de raiz, em 2003 Blues Singer e por último, em 2005, Bring ‘Em in, onde Guy contou com a participação de Carlos Santana e John Mayer.
Enquanto a música de Buddy Guy é freqüentemente associada ao blues de Chicago, seu estilo é único e inconfundível. Sua música pode variar desde o mais tradicional e profundo blues, à mais criativa, imprevisível e radical agregação entre blues, rock moderno e jazz livre, que se juntam a cada performance ao vivo de maneira inédita.
Alguns fãs de blues e críticos musicais acreditam que a discografia de Guy no período de 1960 a 1967 agrupa a melhor parte de seu trabalho. Algumas das novidades apresentadas por Buddy durante suas primeiras apresentações ao vivo foram capturadas pelos álbuns do "American Folk Blues Festival.
Buddy Guy foi uma das grandes influências do blues e Rock n' Roll nos anos 60,e um dos seus mais celebres fãs está Jimmy Hendrix.Você pode ver Muddy,Chuck Berry,Wolf,Hooker,Elmore James na música de Hendrix,mas é só olhar um show do Buddy ,e olhar um show do Hendrix para notar a ''incrível semelhança''.Hendrix teve muitos mestres e muitas influências,mas Buddy Guy foi a maior,e que o inspirou em seu estilo revolucionário de tocar aquela lendária strato.Alem do mestre Hendrix,vemos em muitos outros a música de Buddy,como Eric Clapton,que disse que o que Elvis representa para muitos oque Buddy representa para ele.Buddy Guy é um ''Stone Crazy'' do blues!!!
http://www.4shared.com/file/137359026/609ff8dd/Buddy_Guy_-_Damn_Right_Ive_Got_the_Blues.html
http://www.4shared.com/file/139874141/1b31a0ec/Buddy_Guy_-_Hold_That_Plane.html
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