quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Scott Joplin(Nascimento-entre 01/1868 e 07/1897 Morte-01/04/1917)









A casa de Scott Joplin em St.Louis,Missouri


Scott Joplin (entre julho de 1867 e janeiro 1868 - 1 de abril de 1917) foi um compositor e pianista afro-americano, nascido perto de Texarkana, Texas, na primeira geração pós-escravidão.Ele foi abençoado com uma incrível capacidade de improvisar ao piano, foi capaz de ampliar os seus talentos com a música que ele ouvia ao seu redor". Chamado de o ‘’Rei do Ragtime’’,e considerado o inventor do Jazz,ele misturou a música clássica com músicas gospel afro-americanas,músicas de plantação(onde os negros trabalhavam ,normalmente em plantações de algodão,sendo considerado o berço do blues), ritmos sincopados, blues e coros.Sua música nos faz viajar no tempo e nos sentirmos dentro de saloons do velho west,ou casas de shows(um tipo de bordel camuflado) do final do século 19. Ele compôs algo que até então nunca havia sido feito, eventualmente o público clamava por sua música,junto com jornais e revistas que proclamaram sua genialidade.Ele teve a insanidade e genialidade de seu ídolo Mozart e a importância e percepção divina de Chopin na música.O inventor do Jazz.Scott Joplin, o segundo de seis filhos teve como pais Giles Joplin e Givins Florença. Embora por muitos anos sua data de nascimento tenha sido aceita como 24 de novembro de 1868, uma pesquisa detalhada revelou que isso é quase certamente impreciso , a data mais provável seria aproximadamente no segundo semestre de 1867. [7] Seu pai era um ex-escravo da Carolina do Norte e sua mãe era uma mulher livre de Kentucky.Após se mudar para Texarkana poucos anos depois Scott nasce , Giles começou a trabalhar como um trabalhador comum para a ferrovia. Florença trabalhou lavando roupas para fora e trabalhando como doméstica como renda adicional.,
Quando tinha 7 anos, Scott começou a tocar na casa de vizinhos ou ficava tocando nas casa de um advogado amigo da família enquanto sua mãe trabalhava.
Em algum ponto no começo de 1880, Giles Joplin abandonou a família por outra mulher, deixando Florença cuidando sozinha de seus filhos só com a renda de seus trabalhos doméstico. O apoio de sua mãe na educação musical de Joplin foi um importante fator para essa separação, porque o pai á criticava por não ter deixado Joplin (ainda menino) trabalhar,o que seria mais uma renda para a casa,o influenciando e o apoiando só para música.A mãe de Scott é era uma guerreira,e Joplin sempre creditou seu talento e sua boa índole a ela.Enquanto sua mãe trabalhava, Scott costumava usar o piano das casas que sua mãe prestava serviços quando não havia ninguém em casa. Segundo um amigo da família,quando menino Scott era sério, sonhava alto e falava de sua intenção de fazer algo de si mesmo.
Freqüentou a escola e estudou música com vários professores locais, incluindo um imigrante alemão chamado Julius Weiss, que teve uma influência significativa em sua vida.Impressionado com o talento de Joplin, Weiss decidiu dar aulas gratuitamente para o garoto,ensinado-o diversas formas de música clássica, bem como folk e ópera. Além disso, ele encorajou as aspirações e sonhos do jovem compositor e ajudou a mãe de Joplin a adquirir seu primeiro piano,depois que um de seus clientes avia comprado um novo e doado seu velho para ele.Weiss tinha estudado música em uma universidade na Alemanha e foi listado nos registros da cidade como "Professor de música". Joplin nunca se esqueceu dele, e anos mais tarde, depois que ele se tornou bem sucedido, mandou doações de dinheiro ao longo do tempo, quando Weiss estava velho e doente. Nessa época,Joplin tocava na igreja e em pequenos lugares como entretenimento, tocando músicas afro-americanas, onde todos dançavam ao seu ritmo’’enlouquecedor’’.Embora ele tocasse algumas,porem poucas,valsas conhecidas,gostava mais de tocar suas próprias composições. No final dos anos 1880,ainda adolescente, já se apresentando em vários eventos locais,optou por desistir do seu emprego estável na ferrovia,e começar a trabalhar como músico viajante,dependendo agora só de sua divina música e talento.Ele estava prestes a descobrir que havia poucas oportunidades para pianistas negros, no entanto, além da igreja, os bordéis eram uma das poucas opções para a obtenção de trabalho constante.Foi lá que Joplin desenvolveu seu ragtime,misturando o ‘’piano francês’’ de Paris com a plenitude e ritmo dançante afro-americano. Ele também conseguiu encaixar em suas composições o que se estava ensinando nas aulas de composições e contrapontos de uma das primeiras instituições acadêmicas só para afro-americanos, a George R. Smith College em Columbia, Missouri.Em 1893 ele foi para Chicago fazer algumas apresentações na ‘’Feira do Mundo’’(uma super feira onde se encontrava de tudo,como um grande festival), embora não como um intérprete oficial. Em vez disso, como outros artistas negros, ele encontrou trabalho nos cafés que se encontravam na feira ou os da cidade,em um ambiente ‘’decadente e corrupto’’.Enquanto isso,formou sua primeira banda e começou a organizá-los para tocar suas músicas. Embora a ‘’Feira do Mundo’’ não fosse muito ‘’agradável’’ para os afro-americanos, ele descobriu que a sua música, bem como a de outros artistas negros, era popular entre os visitantes.Em 1897, tinha-se tornado uma mania nacional em cidades americanas , e foi descrito pela News Dispatch como "um convite verdadeiro ao um ambiente ‘’selvagem’’, que poderosamente agitou todas os pulsos das pessoas na cidade,não importando sua cor de pele.."Em Missouri,onde ficou entre 1894 até 1907, se mudou para Kansas City,e começou a trabalhar como pianista no Maple Leaf Club e Black 400, clubes sociais voltado para o público negro,porem eram clubes sofisticados,nada parecido com os de blues e jazz suburbanos no tempo da lei seca,o que é realmente uma pena.Nessa época,já considerado um músico renomado nessa parte do estado,um de seus primeiros trabalhos foi o grande ‘’Crush Collision March’’ em 1896, um ensaio especial no início do Ragtime", escrito após um acidente de trem em McLennan County, Texas(segundo amigos próximos, Joplin estava nesse trem).
Em 1889,Joplin escreveu seu primeiro trabalho teatral, um pequena peça musical intitulada ‘’Ragtime Dance’’,e logo viria uma de suas peças mais famosas, Maple Leaf Rag,produzida pelo famoso produtor de musicais de ragtime, John Stark & Son(o filho de John Stark nunca ficou amigo de Joplin,dizem que ele sofria de inveja,e sempre ficava o caluniando).Foi um sucesso imediato e atingiu o primeiro lugar do ‘’Ragtime Hits’’, além de ser a primeira música instrumental a alcançar o primeiro lugar de hits nos Estados Unidos, vendendo 75.000 exemplares em cerca de seis meses. Também serviu de modelo para as centenas de gravações que viriam com compositores futuros, especialmente no desenvolvimento do ragtime clássico. Após o sucesso de "Maple Leaf Rag", Joplin foi descrito como o ‘’Rei do Ragtime’’.Mudou-se para St. Louis, no início de 1900 com sua nova esposa, Belle. Belle que era Irma(não de sangue) de Scott Hayden, que colaborou com Joplin na composição de quatro ragtimes.Foi aqui que ele criou algumas de suas mais conhecidas obras, incluindo a genial e inigualável "The Entertainer", " Syncopations Elite ","March Majestic "e" Dance The Ragtime ". Eles tinham uma filha que morreu apenas alguns meses após o nascimento, isso fez com que seu relacionamento com sua esposa ficasse muito difícil, alem disso ela não tinha muito interesse em música,isso desapontava e frustrava Joplin.Eles acabaram se separando e concluindo o divórcio. Durante este período, Joplin criou uma companhia de ópera de 30 pessoas e produziu sua primeira ópera ‘’A guest of honor for a national tour’’( uma convidada de honra para uma turnê nacional). Não é certo quantas produções foram realmente encenadas, ou mesmo se foram especialmente voltadas ao público afro-americano ou para todo público (que teria sido muito incomum para 1903). Durante essa pequena turnê, alguém associado com a empresa roubava grande parte do dinheiro da bilheteria. Joplin não pode cumprir a folha de pagamento da empresa ou pagar alojamentos,levando ao cancelamento da turnê.Em junho de 1904, casou-se com Freddie Joplin Alexandre de Little Rock, Arkansas, a jovem mulher a quem ele havia dedicado "O Crisântemo" (1904). Ela faleceu em 10 de setembro de 1904 de complicações decorrentes de uma gripe, dez semanas depois do casamento, Joplin então compôs "Bethena" (1905) em homenagem a sua mulher que tanto amava.E foi com todo esse amor que Joplin fez esse ragtime que é um dos mais perfeitos,e uma das músicas mais lindas que já foram feitas. Em 1907, Scott Joplin mudou-se para Nova York (onde viveu até 1917),onde acreditava ser o melhor lugar para encontrar um produtor de uma nova ópera, e onde conheceu sua futura noiva Lottie Stokes, com quem se casou em 1909. Quatro anos depois, eles formaram a Scott Joplin Music Company.Em 1911, incapaz de encontrar um editor, ele assumiu o encargo financeiro decorrente da produção de "Treemonisha",composta só para o piano e a voz.Essa ópera era importante para Scott,pois ele escreveu a história um pouco inspirado em sua própria vida(só mudando o personagem principal para uma garota de 18 anos)..A cidade onde se passa o enredo,e´ a mesma em que ele cresceu Texarkana,e a joven Treemonisha aprende piano aos 7 com um professora branca,igual a Joplin só que com um professor branco.A ópera conta a jornada de uma garota que luta a favor da educação contra sua comunidade pobre,ignorante que não escuta sua voz.No final, Treemonisha oferece uma festa de alfabetização ,aprendizagem, trabalho e solidariedade na comunidade como a melhor fórmula para o avanço dos tempos e luta por igualdade.Joplin costumava dizer que a educação é o único modo de fazer um homem branco respeitar um homem negro Foi um importante passo em favor aos direitos civis,uma revolução para a época.Scott refletiu e reforçou a sua vida interior e espiritual nessa ópera.Se identificou com os seus personagens,que para ele, eram apenas personagens,mas quando a música começava a soar,eles se tornavam reais.
Em um último esforço para vê-la realizada, convidou uma pequena platéia para ouvi-lo em uma sala de ensaios no Harlem, em 1915. Mal encenada e com apenas a si mesmo no acompanhamento de piano, foi "um fracasso", Joplin tentou fazer uma coisa nova, retratando a vida de uma comunidade pobre negra na ópera,algo que sempre foi um ambiente para o público de classe alta no E.U.A..As pessoas não estavam preparadas para isso,pois ainda existia muita hipocrisia ,e com um som totalmente umbandista e africano,com cenário e ideais totalmente voltados ao público negro e sua luta por seus direitos civis.Os patrocinadores ficaram contra Joplin,e o abandonaram em sua maioria.Scott entrou em colapso,ficou desanimado,falido e indeciso enquanto a seu futuro,apesar de no fundo não ter se arrependido,pois foi valente e fez algo totalmente inovador com sua coragem que até então ninguém a tivera,principalmente porque Joplin abandonou a música comercial em favor da arte musical, Ele tentou abrir sozinho as portas que estavam fechadas para os afro-americanos no mundo artístico.Em 1970,foi feita a ópera "Treemonisha’’, que recebeu uma encenação teatral completa, e agora um sucesso imenso,que infelizmente Joplin não acompanhou da terra. Após tudo isso,Scott Joplin começou a ficar muito doente, e segundo amigos,estava ciente de sua deterioração aumentada a cada dia devido ao sífilis contraído, e estava correndo contra o tempo.Começou a mergulhar febrilmente à tarefa de orquestrar sua ópera, dia e noite, com seu amigo Sam Patterson, página por página em uma velocidade,agilidade e com certeza uma genialidade insana.Em 1916, sua doença de sífilis terciária se agravava,provocando segundo os médicos, um estado de loucura.Mas seus amigos discordavam,diziam que ele não tinha crises mentais,ele só estava passando por uma fase difícil, se tornando igual ao seu grande ídolo, Mozart(ficava noite e dia compondo sem parar com uma genialidade incrível, os médicos afirmaram que ele passava por um estado de crise mental provisória,a mesma precipitada afirmação médica que deram a Joplin)Mas a diferença é que Mozart era branco,e ninguém se importava se os visinhos dissessem que ele estava dançando nu na sala,ou mesmo só tendo ‘’atitudes estranhas aos costumes,então ele morreu em casa sem ter sido internado em um desses ‘’infernos na terra’’.Já com Scott,se dissessem que tinham um vizinho afro-americano louco do lado de sua casa,é o mesmo que afirmar que alguém pratica bruxaria no tempo da inquisição.Nada é averiguado corretamente,e tudo é decidido com uma ‘’estranha balança’’ e rapidez.Em janeiro de 1917, ele foi admitido no Hospital Estadual de Manhattan, a uma instituição mental,morrendo solitário lá em 1 de abril de 1917.
Scott Joplin retornou à popularidade na década de 1970 com o lançamento de um milhão de álbum mais vendidos, seguido pelo vencedor do Oscar The Sting,filme que contou com várias de suas composições, como "The Entertainer". Em 1976, Joplin foi postumamente agraciado com o Prêmio Pulitzer.Scott. Scott ficou eternizado na história por sua música divina,e por ter criado em suas mãos no século 19 todo o século 20 musicalmente falando.O rei do ragtime,o inventor do jazz,o lutador por direitos civis e de igualdade,o gênio Scott Joplin....


Scott joplin-The King of Ragtime
http://rapidshare.com/files/240960478/0219.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário