terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Etta James-Nasmento-25/01/1938






Jamesetta Hawkins(Etta james)nasceu em 25 de Janeiro de 1938 em Los Angeles, Califórnia.Igual a maioria da cantoras de blues(97%),começou cantando Spirituals(gospel afró-americano) muito cedo,e no longo de sua vida gravou muitas músicas e albuns gospels,nunca deixando de lado o blues,pois até hoje Etta faz shows tocando seu blues divino.Etta também é conhecida pelo apelido de Miss Peaches.
A mãe de Etta, Dorothy Hawkins, uma afro-americana, foi mãe solteira aos 16 anos,e semrpe batalho para criar sozinha seus filhos.Já seu pai,apesar de Etta saber que ele era branco,não sabia quem ele era.Ela ficou sem saber até que um dia sua mãe revelou ter sido Minnesota Fats,um jogador de bilhar do qual ela recebia pensão na condição de manter segredo sobre sua paternidade.
Ela teve o seu primeiro contato com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, director musical da escola Echoes of Eden da igreja batista de St. Paul, em Los Angeles.
Sua família mudou-se para São Francisco, Califórnia, em 1950, e em 1952 Etta e mais duas amigas formaram o trio, o qual viria a chamar a atenção do famoso musico,produtor empresário de R&B e Blues, Johnny Otis(uma dos homens brancso mais importantes apra o blues,foi ele que gravou Big Mama Thorton em seu primeiro disco cantando ''Hond Dog'',posteriormente regravada por Elvis).Otis inverteu as sílabas do nome deJamesetta para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico Etta James. A partir daí Otis investiu na garota, começando a gravar os seus primeiros singles.
Sua primeira gravação e seu primeiro hit a implacar foi de sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)", uma música-resposta para a músia de Hank Ballard, "Work with Me, Annie". Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, o qual cantava a segunda voz. A canção não estava totalmente boa, e foi re-escrita por Georgia Gibbs, ganhando o título de "Dance with Me, Henry". Também gravou momentaneamente o Etta James & the Peaches, com diversos hits e foi contratada mais tarde pela Chess Records em 1960.Lá se sentiu realmente em casa,pois foi apadrinhada por Muddy Waters e por muitos outros,construindo uma amizade com Leonard ChessNessa época,saiu em turnê com Johnny "Guitar" Watson juntamente com Otis e lançou vários duetos com Harvey Fuqua (de The Moonglows), do qual surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belissima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last".
Etta james teve um sério problema de drogas em meados de 67,o que se estendeu até o final dos anos 70, interferindo drasticamente em sua carreira.Apesar de Etta continuar no topo,implacando hits como ''I Rather go Blind'' e ''Push'',não conseguia comprir suas turnes corretamente,desistindo de vários shows.O problema com o pai também sempre á incomodou muito ,provocando um depressão ramificada em um trauma de infãncia,justamente pela ausencia do pai e pior ainda,que quando ja adulta foi recusada pelo pai.que não á quis como filha. Posteriormente ela teve problemas com a obesidade (chegando a ter quase 200kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100kg.
Em 2003 Etta James recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Atualmente, Etta faz tours pela América junto com seus dois filhos, Douto e Sametto.Com sua voz poderosa,seu ritmo de blues e sua alma gospel,continua a tocar os nossos corações e ''alimentar'' nossos ouvidos.É como meu irmao Vane Scott sempre diz...''se eu vivesse nos anos 60 eu me casaria com ela''.
Etta James(10 Albuns)
(click nos nomes dos álbuns para fazerem o downlaod)

Um comentário:

  1. Que beleza mais um belo blog de blues, gostaria da permissão de voces de indicar o blog de voces no meu blog www.atituderocknroll.blogspot.com.

    Abraço e parabens pelo blog

    ResponderExcluir